António Moreira (CIDTFF), Luis Pedro, Margarida Almeida (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF), Ana Oliveira (CIDTFF), David Oliveira, Filipe Moreira, Joana Pereira (CIDTFF) & Rita Tavares (CIDTFF) (Coords.)
Já se encontra disponível no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) o livro do “Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges”, que conta com a coordenação, prefácio e contribuições por vários investigadores do CIDTFF.
O “Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges” decorreu no dia 25 de junho, em simultâneo e de forma síncrona, nas três universidades que integram o Programa de Doutoramento TELSC (Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro e Universidade de Minho).
Listamos as contribuições da autoria de investigadores do CIDTFF:
Resumos
– Utilização do trasmedia no ensino das Geociências / Use of Transmedia in Geosciences education | Elisabete Peixoto, Luis Pedro, Rui Marques Vieira (CIDTFF)
– Desenvolvimento de atividades de Ciências de natureza CTS suportadas por Ferramentas e Serviços Digitais / Development STS Science Activities Supported by Digital Tools as Services | Fábio Ribeiro, Pedro Almeida & Rui Marques Vieira (CIDTFF).
– Gamificação no apoio à aprendizagem de alunos brasileiros com dislexia / Gamification in support of learning brasilian students with dyslexia | Jailma Campos & Margarida Almeida (CIDTFF)
– Um caminho para um ambiente físico educativo inclusivo / A path towards na inclusive physical learning environment | Lara Sardinha, Ana Margarida Almeida (CIDTFF) & Neuza Pedro
– Desenvolvimento de uma Plataforma Colaborativa Online, sustentada numa Matriz, que permite a recomendação de vídeos baseadas nas Competências Comunicativas, para apoio de cenários de aprendizagem informais de aprendentes adultos de Business English / Development of a collaborative online platform, grounded on a matriz that allows for the recommendation of vídeos based on the Communication competences, to support informal business English learning scenarios for adult learners | Tiago Carvalho, Pedro Almeida & Ana Balula (CIDTFF).
– Potencialidades do uso das redes sociais na aprendizagem do Mandarim em Portugal / Potential of using social media in Mandarin learning in Portugal | Yuxiong Zhang (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF).
Posters
– Projeto EduLabs: perceções, práticas e impacto do uso das tecnologias / EduLAbs Project: perceptions, practices and impact of the use of technologies | Ana Oliveira (CIDTFF) & Lúcia Pombo (CIDTFF)
– Projeto de Apoio à Comunicação não-verbal confiante em Educação – PACE / Confident nonveral Communication Support Project in Education – CSPE | A. Conde, S. Silva, A. Neves, S. Soares, António Moreira (CIDTFF), P. Ferreira
– Contributos de um curso de formação para integração tecnológica na prática pedagógica dos professores de um EduLAb / Contributions of a training course for the technological integration in the teachers’ pedagogical practices of na EduLab | Catarina Moreira (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF)
– Plataforma para envolvimento parental no jardim de infância / Platform for parental involvement in kindergarten | Dionísia Laranjeiro (CIDTFF), Maria João Antunes & Paula Santos (CIDTFF)
– Teoria da Flexibilidade Cognitiba. O mini-caso: uma meta-análise sincrónica / Cognitive Flexibility Theory. The mini-case: a synchronous meta-analysis | Manuel Arcêncio da Silva & António Moreira (CIDTFF).
– Desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais / Development of na app for Science Education integration na Educational Data Mining framework | Rita Tavares (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Luís Pedro
– Potencialidades do uso das redes sociais na aprendizagem do Mandarim em Portugal / Potential of using social media in Mandarin learning of Portugal | Yuxiong Zhang (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF)