14 novembro, 2018 | Auditório 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

A terceira palestra da 5ª edição do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA”, subordinada ao tema “Oportunidades para brincar no exterior, em educação de infância? – desarticulações entre políticas, projetos e práticas”, terá lugar pelas 14h do dia 14 de novembro e é da autoria dos investigadores do CIDTFF Gabriela Bento e Jorge Adelino Costa.

 

Resumo:

As oportunidades para brincar ao ar livre parecem rarear no dia-a-dia de muitas crianças, apesar dos benefícios destas experiências para o desenvolvimento infantil. Os contextos educativos podem assumir um papel importante na inversão desta tendência, oferecendo experiências singulares de exploração dos espaços exteriores. Contudo, a investigação aponta para imagens de desvalorização e de reduzido investimento nos espaços exteriores em educação de infância, encontrando-se desarticulações e incongruências entre políticas, projetos e práticas. Ao verificar-se o potencial pedagógico destes ambientes, fundamenta-se a necessidade de se repensarem políticas e práticas educativas em educação de infância.

Palavras-chave: Espaços exteriores, brincar ao ar livre, educação de infância, práticas pedagógicas, políticas educativas

ver mais