Por iniciativa da Câmara Municipal de Fornos de Algodres e de acordo com a candidatura apresentada pelo Município no âmbito do combate ao insucesso escolar, vai ter início, no próximo dia 16 de novembro, a formação de docentes do 1º ciclo daquela edilidade, dinamizada pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro.
A formação insere-se no projeto “Conhecer o Presente, Projetar o Futuro”, o qual será suportado por duas áreas distintas: capacitação pessoal e social das crianças em áreas como a programação e as TIC, e reforço das competências na aplicação de metodologias inovadoras de ensino que visem a criação de espaços devidamente adaptados para funcionarem como oficinas e laboratórios para resposta à componente prática curricular.
Para além da formação dos docentes, o projeto englobará também, posteriormente, as crianças do 1º ciclo e restante comunidade educativa da zona. Assim, o ccTICuA fará o acompanhamento de projetos dos alunos do 1º ciclo nos quais os aprendentes vão utilizar as TIC em geral e a programação e robótica em particular.
São objetivos gerais do projeto: i) otimizar o acesso dos jovens à informação e orientação educativa e profissional, desafiando-os a construir projetos de vida; ii) consolidar os meios necessários e de apoio à construção de projetos de vida e apostar na formação de docente e iii) garantir maior equidade no acesso e nas condições de sucesso na educação.
O ccTICua parabeniza o Município pela iniciativa meritória e pelos financiamentos captados a nível europeu. Com efeito, são iniciativas desta natureza que fazem dos nossos alunos, cidadãos mais conscientes, conhecedores e intervenientes por se tornarem capazes de ser decisores mais esclarecidos, à altura dos desafios da sociedade atual.
A equipa ccTICua é integrada por diversos investigadores do CIDTFF e outros profissionais da educação.