Paulo Feytor Pinto & Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF)
Apresentação da obra:
“Quatro décadas após a independência da maior parte dos países que têm o português como língua oficial, dão-se a conhecer, numa única obra, as políticas linguísticas contemporâneas de países e territórios que expressam essas políticas oficiais em português.
Políticas Linguísticas em Português inclui capítulos sobre as políticas internas de oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e de um território autónomo – Macau – e sobre as políticas externas da língua portuguesa de dois países – Brasil e Portugal -, ao longo das últimas décadas do século XX e dos primeiros anos do século XXI. Trata-se de onze textos originais, da autoria de catorze especialistas originários ou a trabalhar em nove países de África, América, Ásia e Europa.
De modo diferenciado, de acordo com as especificidades dos contextos e as opções dos autores, os contributos abordam tópicos como a história social da diversidade linguística do país ou território em análise, as representações sociais, os estatutos e papéis da língua portuguesa e das outras línguas presentes, as práticas e ideologias linguísticas e, naturalmente, a política linguística explícita, nos domínios do estatuto, do corpus e da educação. Trata-se, por isso, de uma obra dirigida a professores, investigadores e estudantes das áreas da Linguística, da Sociologia, da Ciência Política, das Relações Internacionais e dos Estudos Lusófonos e também a todos os interessados na cooperação internacional entre países de língua oficial portuguesa, em especial nos domínios da Educação e Cultura.”
– – – – –
Referência:
Paulo Feytor Pinto & Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) (2018). Políticas Linguísticas em Português. Lisboa: LIDEL. Retrieved from: https://www.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/didatica/politicas-linguisticas-em-portugues/