18 de dezembro, 14h30 | Auditório 5.3.27, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
No próximo dia 18 de dezembro, pelas 14h30, realizar-se-ão, no auditório 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Maria Manuel de Oliveira Santos com o título “O Ensino Precoce da Escrita: O Ditado ao Adulto mediado por Sequências Didáticas com recurso ao Quadro Interativo”.
Maria Santos é orientada pela investigadora do CIDTFF, Luísa Álvares Pereira, e por Paulina Ribera, Professora do Departament de Didàctica de la Llengua i la Literatura, Universitat de València.
Resumo:
A Escrita, não sendo uma capacidade de aquisição espontânea, cuja proficiência se vai adquirindo ao longo da vida, tem um momento fulcral no seu desenvolvimento que é o seu período inicial de aquisição.
Sendo a escrita uma atividade complexa, a sua aprendizagem requer um ensino direto, onde sejam proporcionadas atividades e estratégias de ensino facilitadoras, envolvendo as competências gráficas, ortográficas e compositivas. Estudos realizados no âmbito do ensino precoce da escrita demostram que o desenvolvimento da competência compositiva se deve efetuar desde o início da escolaridade, mesmo antes da criança ser capaz de dominar as competências gráficas e ortográficas.
O Ditado ao Adulto constitui-se como um dispositivo didático para o ensino precoce da escrita, através do qual as crianças vão observando a forma como a linguagem escrita permite expressar determinados significados e vão compreendendo a multiplicidade dos seus usos e finalidades, devendo, para tal, ser inserido num projeto de escrita e utilizado em situação de comunicação real.
Cientes da importância deste dispositivo didático, efetuou-se uma investigação em que o desenvolvimento precoce da produção textual se constitui como o propósito do estudo.
Com a investigação efetuada procurou-se saber se prática do Ditado ao Adulto, mediado por Sequências Didáticas e com recurso ao Quadro Interativo, é suscetível de promover nos alunos algumas competências de escrita de diferentes géneros textuais e a consciência (meta)textual. Para tal, realizou-se uma investigação-ação, compreendendo três ciclos, um para cada género abordado (história, carta e relato), efetuada, semanalmente, durante um ano letivo, numa turma do 1.º ano de escolaridade. Utilizou-se o Ditado ao Adulto na implementação de Sequências Didáticas e recorreu-se ao Quadro Interativo como recurso educativo.
A análise dos dados efetuou-se através da Análise de Conteúdo das interações entre o professor e os alunos, dos textos produzidos através do Ditado ao Adulto e dos textos escritos individualmente.
Verificou-se que o Ditado ao Adulto, aliado às Sequências Didáticas e recorrendo ao Quadro Interativo, se constituiu como um dispositivo didático capaz de orientar um ensino precoce da escrita. Assim, é suscetível de produzir aprendizagens relativas à produção textual, as quais não se podem substituir ao percurso que tem de ser feito na aquisição do código escrito e no desenvolvimento de habilidades gráfico-fonológicas.
Palavras-chave: Ensino Precoce da Escrita; Ditado ao Adulto; Sequências Didáticas; Quadros Interativos.