Margarida Lucas, investigadora do CIDTFF, participa como membro da equipa do projeto S4F – Competências de futuro? O valor e a eficácia de um Ensino Superior baseado em competências (em inglês, Skills for the Future? The Value and Effectiveness of Competency-Based Higher Education).
Coordenado por Alberto Manuel Sampaio Castro Amaral, do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (Universidade do Porto/CIPES), e com a participação da UA na qualidade de co-promotora, o S4F tem como objetivo desenvolver novas ferramentas empíricas e experimentais para avaliar as competências transversais desenvolvidas por diplomados do ensino superior (ES) universitário e aferir o seu valor na promoção de maior empregabilidade e melhores remunerações nos primeiros anos de carreira profissional. O consórcio é ainda integrado pelas Universidades do Porto e do Minho.
Em curso até agosto de 2021, o projeto é financiado pela FCT no âmbito do concurso de apoio a Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) – 02/SAICT/2017.
Margarida Lucas possui atualmente uma bolsa de pós-doutoramento FCT, no âmbito da qual desenvolve investigação sobre o desenvolvimento de competências digitais. É membro do grupo de investigação Ciência, Tecnologia e Inovação e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) do CIDTFF.