1 fevereiro, 14h30 | Sala de atos académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

No próximo dia 1 de fevereiro, pelas 14h30, realizar-se-ão, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Educação da investigadora do CIDTFF Ye Lin com o título: “A Cortesia Linguística no Ensino do Português a Alunos de Língua Materna Chinesa”.

Ye Lin é orientada pela investigadora do CIDTFF, Maria Helena Ançã.

Resumo:

Enquadrado na área de Educação em Português Língua Estrangeira (PLE), o presente trabalho – um estudo de caso, que teve como participantes alunos de língua materna chinesa (LMC) da Universidade de Línguas Estrangeiras de Jilin (ULEJ), visa responder à questão: como melhorar a Competência Sociolinguística (CS) de Português dos alunos de LMC em termos de Cortesia Linguística (CL) a nível universitário?

Para o efeito, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (i) identificar e analisar as dificuldades e os problemas apresentados por alunos de LMC em relação à CL em Português Europeu (PE); (ii) compreender as causas dessas dificuldades e problemas; (iii) intervir para melhorar a competência de CL em PE dos alunos em questão, propondo algumas sugestões didáticas para o ensino superior, no âmbito de PLE na China.

A investigação passou por três etapas: a) uma revisão de literatura para o aprofundamento das questões concetuais e metodológicas; b) a aplicação dum questionário diagnóstico e posteriormente a realização de quatro entrevistas, assim como a análise e discussão dos resultados; c) construção, implementação e avaliação duma intervenção didática.

Sendo de cunho empírico e eminentemente interpretativo, o estudo adotou o plano de investigação qualitativo para a sua concretização, abraçando uma articulação de instrumentos e técnicas de abordagens qualitativas e quantitativas (portanto, com caraterísticas de natureza mista, mas de predominância qualitativa).

Os resultados obtidos permitiram-nos reconhecer algumas limitações apresentadas pelos alunos de LMC em questão no sentido da CL em PE e perceber possíveis causas das mesmas. A implementação da intervenção finamente delineada possibilitou efeitos positivos na melhoria desta competência nos alunos referidos. Nas conclusões, consolidou-se a importância duma melhor incorporação de CL no ensino de PLE e apresentaram-se algumas propostas didáticas a fim de contribuir para uma melhor qualidade do ensino de PLE aos alunos de LMC.

Palavras-chaves: competência sociolinguística, cortesia linguística, ensino de PLE, alunos de língua materna chinesa