Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) & Rui Marques Vieira | Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 15 (1), pp. 36-49
Resumo:
A educação em ciências tem-se afigurado determinante para fomentar o exercício de uma cidadania efetiva numa sociedade marcada pelas implicações da ciência e da tecnologia, onde as decisões pessoais não são isentas de valores por envolverem, comummente, questões económicas, sociais, ambientais e culturais. Assim, importa nas aulas de ciências, criar múltiplas oportunidades para os alunos vivenciarem a participação/ação, mobilizando conhecimentos científicos, capacidades de pensamento crítico e atitudes e valores. Tendo por base tais referências apresentam-se propostas didáticas para a educação em ciências na escolaridade básica. Neste âmbito, relatam-se e analisam-se evidências dos alunos no contexto de questões ou problemáticas socialmente relevantes e que envolvem explicita e intencionalmente a mobilização de conhecimento científico, de capacidades de pensamento crítico e a clarificação de valores. Os resultados apontam para o potencial destas propostas no fomentar a formação dos alunos numa lógica de cidadania mais sustentável, ativa e reflexiva.
Palavras-Chave: pensamento crítico, educação em ciências, propostas didáticas.
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Referência:
Tenreiro-Vieira, C. & Marques-Vieira, R. (2019). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. in Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 15 (1), pp. 36-49. Retrived from http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf