O seminário “A Cultura Motora na Escola do 1º ceb” realizou-se no dia 4 de junho nas instalações do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro numa organização conjunta da APEF-AVEIRO e do Departamento de Educação e Psicologia.
Na sessão de abertura participaram o Diretor do DEP Profº Jorge Adelino Costa, a Profª Ana Isabel Andrade em representação do CIDTFF, o Profº Rui Neves e o Drº Rui Diniz da Comissão Organizadora. Após a sessão de abertura o seminário teve uma comunicação plenária intitulada “Por uma agenda da sustentabilidade da Cultura Motora na escola do 1º ceb (Rui Neves) seguido do Painel I “Projetos e prática de Educação Física e Atividade Física e Desportiva na escola do 1º ceb” (Anabela Neto – Agrupamento de Escolas Drº, Serafim Leite – S.João da Madeira e José Batista – Câmara Municipal de Ílhavo). Seguiram-se as comunicações livres (9 comunicações orais e 3 posters) de interessante conteúdo e temáticas e abordagens diversificadas, desde relatos de experiências pedagógicas, até investigações académicas. O Painel II sobre “A investigação acerca da Educação Física e Atividade Física e Desportiva na escola do 1º ceb” (Paulo Pereira – ESE – Porto; Rui Mendes ESE Coimbra e Mário Guimarães – Universidade Lusófona de Lisboa) trouxe diferente enfoques e dados sobre a investigação produzida nacional e internacionalmente. Finalmente o último painel III “As perspetivas dos gestores sobre a Educação Física e Atividade Física e Desportiva na escola do 1º ceb” (Helena Libório – AE de Esgueira e Guiomar Silva – AE de Arrifana) permitiu evidenciar o papel e as opções com que se confrontam quem decide sobre a vida das escolas.
Participaram neste seminário cerca de 60 participantes com presença de docentes e investigadores das Universidades de Aveiro, Açores, Minho, Lusófona de Lisboa, Escolas Superiores de Educação de Viseu, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, Diretores de Agrupamentos de Escolas, professores de Educação Física, professores do 1º ceb e alunos de mestrados em ensino e de licenciatura em educação básica.A participação nas fases de debate foi muito interessante e estimulante tendo despertado a atenção dos participantes.
Face ao interesse despertado pelo tema e à necessidade de continuar este tipo de iniciativas, um núcleo de participantes definiu que o próximo seminário em 2017 será na Escola Superior de Educação de Viseu e, em 2018, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.