Cristina Manuela Sá | Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, número 3
Já se encontra disponível o terceiro número da Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, intitulado “Flexibilidade curricular e perfil do aluno para o século XXI”.
Resumo
Compreender a mais recente etapa da reforma curricular em curso em Portugal – designada pela expressão Flexibilidade curricular – exige que se esteja atento a aprendizagens mínimas – recentemente divulgadas – mas também que se faça uma reflexão fundamentada sobre o documento Perfil dos alunos para o séc. XXI, que apresenta uma proposta fundamentada de competências que os futuros cidadãos deverão apresentar à saída da escolaridade obrigatória e algumas sugestões para o seu desenvolvimento.
Nesta obra, num primeiro momento, pretende-se analisar essas competências – que estão diretamente relacionadas com as últimas tendências em Educação a nível internacional – e refletir sobre as suas implicações na organização do processo de ensino e aprendizagem. Num segundo momento, discutimos a ligação entre estas orientações e a abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e a formação para a sua operacionalização. Num terceiro momento, apresentamos os resultados da análise de projetos ligados ao ensino e aprendizagem do Português como língua materna no 1º Ciclo do Ensino Básico, a fim de identificar atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de todas as competências que o aluno deverá apresentar à saída do ensino obrigatório.