Idália Sá-Chaves | Investigação, Educação e Desenvolvimento: Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio

Excerto:

“Na homenagem que, com esta publicação, se presta a Teresa Ambrósio, múltiplos testemunhos se conjugam para relevar a importância do seu contributo para o pensamento educacional nas sociedades contemporâneas, marcadamente no nosso país.

Tomando como referência uma muito recente reflexão acerca do pensamento de Donald Shön, vinte anos após a sua morte, também hoje o nosso olhar se junta aos coautores, destacando no seu legado cultural, social e intelectual, a visão pedagógica sensível, as novas abordagens de formação e de investigação fundamentadas na compreensão dinâmica e complexa dos fenómenos sociais e humanos e um desígnio de universalidade que carateriza a própria condição humana.”

ver mais


– – – – –
Referência:
Sá-Chaves, I. (2018). Pósfácio: Teresa Ambrósio, Permanências. In Alves, M. G., Gomes, E. X., Domingos, A., e Matos, J. M. (eds.) Investigação, Educação e Desenvolvimento: Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa: Edições Colibri/UIED FCT-UNL. ISBN: 978-989-689-784-0