Coordenado pelas investigadoras do CIDTFF Nilza Costa e Susana Ambrósio, conta com capítulos da autoria de vários membros do CIDTFF e de ex-alunos africanos de doutoramento do Departamento de Educação e Psicologia, e foi apresentado, no dia 24 de maio, num seminário em comemoração ao Dia de África.

Excerto:

“Nas últimas décadas, após a independência dos países da África Lusófona, desenvolveram-se múltiplos projectos de cooperação com instituições portuguesas em diversos domínios, políticos, científicos e sociais, entre os quais o da Educação. A cooperação já foi “assistência”, apoio, às vezes “intrusão” mas tornou-se parceria, partilha, troca – de conhecimentos, de experiências, de acções positivas. É esta cooperação assim entendida que encontramos na publicação: “Nas raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano”.

Embora os projectos que se desenvolvem sejam, ainda com demasiada frequência, apenas conhecidos pelas agências que os financiam e por quem neles participa, não conseguindo, por isso, ultrapassar a fragmentação e a dispersão, esta publicação mostra que tal não constitui uma fatalidade. É importante sistematizar, dar a conhecer, divulgar, disponibilizar, partilhar.”

ver mais