Nos passados dias 4, 5 e 6 de julho, realizou-se o V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS) no Departamento de Educação e Psicologia. O V SIACTS constituiu a 9.ª edição do Seminário CTS, celebrado pela primeira vez na Universidade de Aveiro (Portugal), em julho de 2000. Voltou a Aveiro em 2oo4 e 2008, tendo sido este o I Seminário Ibero-americano.

Com o tema geral escolhido “Novos Desafios Societais no Ensino das Ciências e Tecnologia”, contou com a participação de cerca de 200 investigadores e professores de diferentes países (Portugal, Espanha, Brasil, México, Colômbia, Argentina, Paraguai e Perú). Participaram, na Comissão Organizadora do Seminário, investigadores do CIDTFF, Rui Vieira (Coordenador), Isabel P. Martins, Ana V. Rodrigues, Celina Tenreiro-Vieira, Patrícia Sá e Fátima Paixão.

Através dos temas escolhidos e discutidos ao longo dos 3 dias do V SIACTS, as abordagens focaram-se em questões mais específicas, tais como a formação de professores, os currículos escolares e a educação para a sustentabilidade, destacando-se a importância de contextos sociais e problemáticas atuais no ensino das Ciências e Tecnologias e, daí, a necessidade de discutir e aprofundar trabalhos e reflexões desenvolvidas pelos participantes nos seus grupos e projetos de investigação.

Pese embora as várias intervenções evidenciarem perspetivas com enfoques CTS distintos e com diferentes argumentos teóricos, ao longo do V SIACTS houve consenso no reforço da relevância da educação científica. Tal como se escreveu no editorial da revista Indagatio Didactica (vol. 8, nº 1), parece que o desenvolvimento de competências que sustentem tomada de posição e ou decisão em questões que compreendam relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade se constitui como um mote deste movimento que tem vindo a reforçar a necessidade de renovação de currículos, das práticas pedagógicas e de formação de professores. Estes e outros temas vão continuar a merecer destaque no próximo Seminário Ibero-americano que se realizará em 2018 na Argentina.

O intercâmbio científico tem sido favorecido pela proximidade das línguas ibero-americanas, uma mais-valia deste Seminário que tem vindo a crescer sustentadamente. Tal está patenteado no número especial da revista Indagatio Didactica, a qual integra 134 artigos referentes a Comunicações, em formato oral e em poster, as quais se inserem na secção Didática e Desenvolvimento Curricular. Releva-se que estes artigos foram concebidos para esta publicação e submetidos ao sistema de avaliação independente, conduzido por um Painel constituído por 57 avaliadores.

No âmbito deste Seminário foi realizada uma assembleia geral da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) na qual se apresentou uma lista presidida porIsabel P. Martins e que inclui outros membros: Amparo Vilches; Sílvia Porro; Aureli Caamaño; Fátima Paixão; Rui Vieira; M. Arminda Pedrosa; Wildson dos Santos; Maria Delourdes Maciel; Maria Mercedes Callejas; José Maria Oliva; Gisela Hernández (tal como está em: http://aia-cts.web.ua.pt/). Esta lista, a qual integra dez elementos dos Órgãos Sociais anteriores, foi eleita para um novo mandato de 4 anos, 2016-2020, e tal como está no seu programa vai-se empenhar em congregar esforços que permitam conseguir alcançar uma Associação forte, coesa e capaz de se afirmar, no contexto Ibero-Americano, como entidade divulgadora de orientações CTS|CTSA para a Educação formal e não formal em Ciência/Ciências, promotora de trabalho de investigação que leve ao aprofundamento do conhecimento nesta área e à formação de estudantes, professores e outros públicos não escolares.

ver mais