Susana Ambrósio (CIDTFF), Lucília Santos (CIDTFF) & Henrique MAC Fonseca | Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior, pp. 187-208

Introdução:

“A permeabilidade entre os sistemas formais de Ensino Vocacional (EV) e de Ensino Superior (ES) tem adquirido momentum em toda a comunidade Europeia, muito devido ao crescente número de estagiários que concluíram formação de nível cinco1 e pretendem continuar estudos para obter qualificações superiores. O surgimento de cursos de EV em instituições de ES, nomeadamente os extintos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e os atuais Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), apresentam-se como uma realidade incontornável que em muito contribuiu e contribui para esse momentum.

O presente capítulo incide, no âmbito da permeabilidade entre EV e ES, na análise da trajetória de diplomados dos CET que prosseguiram estudos no ES, designadamente na Universidade de Aveiro (UA). Pretende-se, por um lado, investigar se a permeabilidade promovida pela UA teve influência nessa mesma trajetória; por outro lado, ambiciona-se identificar que aspetos podem potenciar a permeabilidade desses estudantes. Espera-se, assim, contribuir para uma base de trabalho fundamental para o sucesso dos CTeSP no que diz respeito à permeabilidade entre EV e ES.”

Referência:
Ambrósio, S., Santos, L.., & Fonseca, H. (2018). A Permeabilidade entre o Ensino Vocacional e o Ensino Superior: análise dos percursos dos alunos dos Cursos de Especialização Tecnológica da Universidade de Aveiro. In A. Fragoso & S. Valadas (2018). Estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior. (pp. 187-208). Coimbra: Edição CINEP/IPC. Retrieved from http://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/miolo%20vol%206.pdf