Daniel Basílio, colaborador do CIDTFF, dinamizou, no passado mês de julho, um ciclo de palestras intitulado “A dimensão intercultural na Educação em Línguas (e culturas) – Pressupostos, Percursos e Finalidades”.
Com uma duração total de seis horas, as palestras decorreram nos dias 25, 26, 29 e 30 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis (Brasil), e contaram com um total de 135 participantes.
O ciclo teve por objetivos:
– Apresentar e promover a reflexão sobre as epistémes que sustentam as atuais políticas e linhas de ação educativas europeias no que se refere à Educação em Línguas: o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER).
– Problematizar alguns dos principais pressupostos subjacentes à inclusão da dimensão intercultural no ensino-aprendizagem de línguas: o modelo de Competência Comunicativa Intercultural (CCI) de Michael Byram.
– Propor algumas linhas de ação de caráter heurístico e/ou didático enfocadas na dimensão intercultural da Educação em Línguas: as Imagens (ou Representações Sociais) de línguas, culturas e povos e o desenvolvimento da CCI.
Organizadas pelo Departamento de Letras do Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (CUR-UFMT), as sessões foram realizadas sob coordenação de três professoras desta universidade: Cecília Fukiko Kamei Kimura (Diretora do ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais), Márcia Regina Pavoni de Carvalho (Chefe do Departamento de Letras) e Maria Aparecida dos Santos (Coordenadora de Ensino de Graduação em Letras – Língua e Literatura de Língua Inglesa). O ciclo era aberto a todo o público da universidade, com particular enfoque nos professores e alunos dos cursos de língua portuguesa e de língua inglesa.