A equipa de investigação do projeto-piloto Live INclUA e várias investigadoras do CIDTFF, estudantes, participantes e encarregadas de educação, foram entrevistadas, no dia 11 de setembro, pelo jornal “Público”, no seguimento de uma notícia publicada em agosto no jornal UA Online.

O projeto Live INclUA tem como propósito compreender como pode ser efetuado o processo de inclusão de jovens adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) no Ensino Superior e quais as transformações que é necessário operar no sistema para o desenvolvimento do referido processo.

Insere-se na investigação em curso no âmbito da Tese do Programa Doutoral em Educação da UA, ramo de Diversidade e Educação Especial, da investigadora do CIDTFF, Marisa Maia Machado, sob orientação científica de Paula Coelho Santos (CIDTFF) e Marilyn Espe-Sherwindt.

Para a reportagem foram entrevistadas as investigadoras do CIDTFF, Paula Santos e Marisa Maia, como representantes da equipa de investigação do projeto; duas jovens participantes, Carolina Martinho e Joana Santos, e as respetivas mães, Margarete Martinho e Paula Melo; as investigadoras do CIDTFF, Teresa Bettencourt e Marília Rua, como docentes de unidades integradas pelas participantes; e duas estudantes da Universidade de Aveiro, Cátia Simões e Inês Gomes.

Prevê-se que seja publicada ainda este mês.