Maria Helena Araújo e Sá participou, nos dias 21 e 22 de novembro, na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2019), promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e  a Cultura (OEI).

No dia 21, foi apresentada, por Ivana de Siqueira (Diretora Geral do Programa IberoAmericano de Difusão da Língua Portuguesa) e Ana Paula Laborinho (Diretora do Escritório da OEI em Portugal) a edição sobre bilinguismo espanhol e português da Revista Ibero-Americana de Educação (RIE), coordenadora pela investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, e por María Matesanz del Barrio e Gilvan Müller de Oliveira.

A investigadora do CIDTFF foi também responsável pela coordenação do Painel “Plurilinguismo, Pluricentrismo e Diálogos Interculturais”, que decorreu já no segundo dia do encontro.

Centrado em torno de questões como “Quais as modalidades de uso das línguas?“, “Como se estabelece o seu contacto, incluindo com as línguas originárias?“, “Como se desenvolve o bilinguismo?“, “Como desenvolver as redes de ensino das línguas e as redes de cultura?“, o painel contou com quatro oradores provenientes de diferentes espaços da Ibero-America: Gilvan Müller de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), Javier López Sánchez (Secretaria de Educación Pública (SEP), México), Ladislaa Alcaraz de Silvero (Secretaría de Políticas Lingüísticas, Paraguai), Manuel Lucena Giraldo (CSIC y Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE), Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades, Espanha). Tinha como relatora Rosângela Morello, do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), Brasil.

A conferência, a decorrer na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, termina pelas 18h30 e encontra-se a ser transmitida em direto no site oficial no encontro.

Apresentação do Vol.81, nº 1 da Revista | Revista Ibero-americana de Educação: Bilingüismo: español y portugués. Lenguas que conviven en Iberoamérica con otras lenguas
Momento social da conferência