Mário Rui Macedo (CIDTFF), Fátima Paixão (CIDTFF) & Carlota Fernandes Tomaz (CIDTFF) | Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 22, p. 125-142

Resumo:

A avaliação que é feita no âmbito do processo de desenvolvimento profissional (DP) do professor é um dos principais desafios para o sistema educativo. Por meio de uma revisão sistemática, pretende-se analisar e identificar fatores inerentes ao processo de avaliação dos professores e que influenciam o seu desenvolvimento profissional (DP), assim como analisar as potencialidades da avaliação no DP. A partir destes objetivos foram definidas as palavras-chave que orientaram a pesquisa feita em diferentes bases de dados eletrónicas selecionadas (entre o período de 2009-2019). Foram selecionados 10 estudos de acordo com os critérios de inclusão/exclusão previamente definidos para este estudo.

Os resultados desta revisão sistemática evidenciam que a avaliação potencia o DP. É ela (avaliação) que norteia o processo de DP, não só através da autoformação do próprio professor, mas também pelo olhar atento sobre as componentes científico-pedagógicas do professor, relacionando estes aspetos com fatores como a motivação, as lideranças e as relações profissionais.

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Referência:
Macedo, M. R.; Paixão, F.; Tomaz, C. F. (2019). Avaliação dos professores e as implicações no seu desenvolvimento profissional. In Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 22, p. 125-142. DOI:10.31639/rbpfp.v11i22.275. Disponível em https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/275