Rosa Maria Faneca (CIDTFF) | in Educação, Cultura e Cidadania das Crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, pp.361-376

Resumo:

“Este artigo foca um estudo com o kamishibai plurilingue ou teatro de imagens com o objetivo de compreender as potencialidades educativas desta técnica narrativa plurilingue e intercultural, que associa imagens e oralidade, teatralidade e criatividade. O Kamishibai, técnica de narração nascida no Japão, é um recurso cativante e lúdico para contar histórias, e uma poderosa ferramenta educativa que permite a comunicação e a cooperação entre crianças, quer no momento da sua criação quer no da sua apresentação. A partir deste recurso narrativo, os professores/ educadores poderão apropriar-se das abordagens plurais e desenvolver várias atividades linguísticas e culturais. Os vários projetos, com recurso ao kamishibai, implementados nos contextos educativos, após formação, mostram, por um lado, que este recurso pedagógico permite integrar a diversidade das línguas e culturas, estimular o desenvolvimento pessoal e social da criança e, por outro lado, trabalhar as áreas de conteúdo e as expressões.”

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Referência:

Faneca, R.M. (2019). Porquê trabalhar com Kamishibais plurilingues numa educação orientada para a diversidade linguística e cultural? In  A. Neto Mendes & G. Portugal (Org.), Educação, Cultura e Cidadania das Crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (pp.361-376). Aveiro: UA Editora (Universidade de Aveiro). Disponível em http://hdl.handle.net/10773/27138