11 fevereiro, 2020 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 11 de fevereiro, pelas 14h30, na Sala de Atos Académicos do Edifício da Reitoria, as provas do Programa Doutoral em Educação de Maria da Conceição Siopa, com o título “Para uma modelização didática da escrita académica – a recensão crítica em português língua segunda”.

Conceição Siopa é orientada por Luísa Álvares Pereira, investigadora do CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e coorientada por Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra.

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Resumo:

Ao aceitarmos que há estudantes que necessitam de um ensino explícito sobre os géneros académicos, e que entre estes se situam os estudantes que aprendem a língua portuguesa como  L2, será importante que a universidade possa responder a estas necessidades de forma sistemática e cientificamente enquadrada. Nesta área temática, os estudos têm comprovado esta necessidade, quer ao nível do levantamento e sistematização dos problemas que os estudantes revelam, quer ao nível da construção de dispositivos didáticos. Foi com este propósito que se desenhou este projeto de pesquisa, cujo objeto de estudo é um dispositivo didático sobre a recensão crítica em contextos universitários como o moçambicano,  em que o Português é adquirido maioritariamente como língua segunda (L2). Com enfoque nas estratégias de ensino da escrita de acordo com a pedagogia do género textual esta pesquisa pretende: i) construir um dispositivo didático para o desenvolvimento da escrita académica de recensões críticas,  numa perspetiva discursiva e genológica; ii)aplicar o dispositivo didático a estudantes universitários moçambicanos e avaliar os resultados obtidos; iii) construir uma modelização didática que inclua uma  sequência didática, materiais instrucionais e estratégias didáticas que possam contribuir para o desenvolvimento das competências de escrita académica; e iv) estabelecer princípios orientadores para o desenvolvimento das competências de escrita académica na universidade. Os resultados obtidos por este estudo, por um lado, mostram que a modelização didática da recensão crítica produz melhorias no discurso académico dos estudantes universitários moçambicanos, ao nível da sua complexidade e correção, transformando a recensão crítica num “megainstrumento”  para a escrita na academia. Por outro lado, a recensão crítica e a sua aprendizagem, permitem que o estudante encontre meios de distinguir e manipular os diversos mecanismos enunciativos, interiorizando, simultaneamente, práticas de referenciação direta e indireta e a construção do seu próprio posicionamento académico.