Congratulamos Evelyn Michelini Fortes dos Santos, investigadora e bolseira do CIDTFF a quem foi atribuída uma das 41 bolsas de doutoramento do painel de “Ciências da Educação”.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, dia 31 de janeiro, os resultados do Concurso aberto em 2016 para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, no qual foram atribuídas 800 bolsas de doutoramento e 400 de pós-doutoramento. De entre o total de 1200 bolsas, foram atribuídas 49 no painel de “Ciências da Educação”, 41 bolsas de doutoramento e 8 de pós-doutoramento.
Sobre o projeto de Evelyn Michelini Fortes dos Santos:
Título: “Potenciar a transição e a inclusão para o Ensino Superior: a experiência de estudantes com NEE e seus familiares ”
Resumo:
Cada vez mais o suporte para os familiares junto ao estudante com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e o que eles providenciam é referido como essencial para a adaptação social e académica do estudante. Assim, este trabalho pretende potenciar o papel dos familiares no apoio à transição e inclusão de estudantes com NEE no ensino superior. Para isso, serão conduzidos dois estudos, o Estudo 1, de caracterização longitudinal de curta duração e o Estudo 2, de desenvolvimento, implementação e avaliação de um Programa de Intervenção Psicossocioeducativa (PIP). Esperamos verificar que as perceções dos familiares têm impacto no ajustamento dos estudantes com NEE, bem como ser possível potenciar o papel dos familiares numa transição e inclusão bem-sucedida. O contributo deste estudo consistirá numa ampla caracterização qualitativa e quantitativa acerca do processo de transição enquanto ele ocorre, bem como no desenvolvimento de uma forma de intervenção inovadora.
Orientação: Dayse Neri de Souza (CIDTFF) e Paula Vagos