7 fevereiro, 2020, 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 7 de fevereiro, pelas 14h30, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de António Domingues Franque, com o título “Educação a distância em Moçambique: realidade e potencial”.

António Fraque é orientado por Fernando Manuel dos Santos Ramos do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Resumo:

Em 1984, Moçambique iniciou a oferta do primeiro curso a distância e teve como público alvo professores sem formação pedagógica em atividade na educação primária. Durante a década de 90, surgiram novas iniciativas com a oferta de mais cursos a distância, essencialmente, a nível da formação de professores para o ensino primário e secundário envolvendo o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e instituições do ensino superior. Com o tempo, o número de instituições que oferecem programas e cursos a distância aumentou significativamente, havendo programas, desde o nível primário ao superior, com uma diversidade de cursos oferecidos por provedores públicos e privados. O aumento de instituições trouxe consigo também um aumento no número de estudantes. Este crescimento foi sendo acompanhado de medidas por parte do governo que visam garantir um desenvolvimento harmonioso da modalidade de educação a distância através da criação de uma estrutura de coordenação da implementação da modalidade em território nacional, estabelecimento de políticas, regulamentos, estratégias e um sistema de acreditação, com vista à garantia da qualidade dos programas e cursos.

O presente trabalho de investigação propõe-se a fazer um estudo que visa, por um lado, a sistematização do estágio atual da educação a distância em Moçambique, o potencial existente e, por outro, verificar o contributo que a educação a distância pode dar na formação do capital humano necessário à implementação do plano de desenvolvimento do país no âmbito da Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2015-2035, olhando para o seu historial, caraterização da situação atual em termos de programas, cursos alunos e organização.