No âmbito do “Programa de inovação pedagógica – formação e atualização da UA”, os investigadores do CIDTFF Amanda Franco e Rui Marques Vieira dinamizarão, entre fevereiro e março de 2020, sessões sobre práticas pedagógicas de Pensamento Crítico dirigidas a professores.
Este programa, em formato de participação presencial, inclui 5 sessões, com a duração de duas horas cada (horários das sessões poderão ser ajustados de acordo com o grupo de participantes), e destina-se a um grupo, no máximo, de 20 professores da UA:
Sessão 1: 19 de fevereiro
Sessão 2: 4 de março
Sessão 3: 11 de março
Sessão 4: 18 de março
Sessão 5: 25 de março
Para promover efetivamente o Pensamento Crítico, os professores universitários devem fazer mudanças nas suas práticas e, por exemplo, utilizar estratégias de ensino e dinamizar atividades de aprendizagem orientadas para tal, para que os estudantes possam construir conhecimento científico e desenvolver disposições, capacidades e critérios/normas de pensamento.
Face à sua relevância, este programa de formação de professores para professores da UA tem o objetivo de apoiá-los a realizar uma promoção deliberada, explícita e sistemática do Pensamento Crítico dos seus alunos.
Serão utilizadas estratégias como trabalho de grupo, visualização de vídeos, debate e discussão orientados, entre outras, as quais se esperam possam depois ser utilizadas nas práticas destes docentes.