Já se encontra disponível no RIA, o mais recente volume da coleção “Cadernos do LALE – Série Reflexões”, coordenado pela investigadora e coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, e que inclui capítulos em coautoria com vários investigadores do CIDTFF e (co)orientandos da investigadora.
Excerto da introdução:
“Este Caderno do LALE, integrado na série Reflexões, vem na sequência de uma linha de trabalho muito dinâmica no grupo LALE que remonta a 2003, ano em que iniciou o projeto Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue que coordenei e que contou com uma vasta equipa de investigadores, a maior parte deles permanecendo membros deste grupo (para informação detalhada do projeto, nos seus pressupostos, conceitos estruturantes, metodologias de trabalho, resultados e implicações, ver os seguintes volumes dos Cadernos do LALE: Andrade & Araújo e Sá, 2006; Andrade, Araújo e Sá, & Moreira, 2007). Esta linha de trabalho tem vindo a ser alargada, integrando outros investigadores que, enquanto sujeitos histórica, sociológica e intelectualmente situados (Ela, 2015), trazem consigo novos contextos, novas problemáticas e novas racionalidades à investigação, ampliando os seus sentidos e compreensões e justificando a necessidade que coletivamente sentimos de proceder agora a um novo balanço, materializado nesta edição, que coordeno e que foi construída em coautoria.
[…]
O volume contém 7 capítulos, todos eles realizados no âmbito de investigação a nível de doutoramento que (co)orientei/oriento e organiza-se em três partes: a primeira foca a escola, em particular o 3.º ciclo e o ensino secundário em Portugal; a segunda integra três estudos desenvolvidos em contexto de ensino superior, também em Portugal, embora um deles incida sobre as relações recíprocas de estudantes universitários portugueses e turcos; finalmente, a terceira parte justifica-se pelo facto de incidir sobre contextos de trabalho chegados mais recentemente à equipa, designadamente outros países de língua oficial portuguesa (Timor Leste e Moçambique), e que têm vindo a estimular interrogações metodológicas muito desafiantes no âmbito de um modelo de ciência dominante e da necessidade de estabelecer novas relações entre ciência e cultura.” – – – – –
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Referência:
Araújo e Sá, M. H. (Coord.) (2019). Imagens das línguas em contextos de educação e formação: itinerários da investigação. Cadernos do LALE – Reflexões 9. Aveiro: Universidade de Aveiro. Disponível em http://hdl.handle.net/10773/27362