19 fevereiro, 2020 | Anfiteatro 3.1.15, Antigo Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

As celebrações do Dia Internacional da Língua Materna realizam-se no âmbito do Protocolo de colaboração entre a UA, CMA, AAUAv e ESN, em parceria com o Departamento de Educação e Psicologia e o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o CIDTFF (em particular o LALE), o Instituto Confúcio e o Agrupamento de Escolas de Aveiro.

Esta iniciativa dirigida a turmas de 5º e 6º anos da Escola Básica João Afonso de Aveiro, que conta com a participação de cerca de 110 crianças, terá atividades variadas a terem lugar, no dia 19 de fevereiro, no anfiteatro 3.1.15 (antiga Reitoria da UA).

Programa:

– 10h00 às 10h45 – Boas vindas e enquadramento da iniciativa

– 10h45 às 11h ­– Intervalo (lanche)

– 11h00 às 11h45 – Apresentações pelas turmas

– 12h00 às 12h50 – Chamadas via Skype com falantes de diferentes línguas: mandarim, mirandês, crioulo de Cabo Verde, tétum e espanhol

– 12h50 às 13h10 – Atividade de redação dos nomes dos alunos em mandarim e árabe com certificado de presença

Ainda nesse dia decorrerá uma Tertúlia em torno do tema “Uma Universidade Multilingue – Intercompreensão e Desafios de Integração”, aberta a toda a comunidade universitária e aveirense na qual estão envolvidos docentes do DEP e DLC, investigadoras do CIDTFF, o NCPLP e as comunidades de estudantes da CPLP.

A tertúlia terá lugar na Livraria da UA, pelas 17h00, e tem como oradores os investigadores Cristina Manuela Sá (CIDTFF, DEP), Gillian Moreira (CLLC, DLC) e Abdelilah Suisse (CLLC, DLC), e será moderada por Kamilah Kan, representante da Comunidade Moçambicana da UA. Terminará com um momento cultural dinamizado pelo coro intercultural EmCanto.

ver mais | rádio TerraNova | Jornal Moliceiro