Mónica Seabra (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | In Educação e Fronteiras, 9 (25), pp. 146-165

Resumo:

“Na educação em Ciências, partir das conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) dos futuros professores (FP), poderá permitir a conceptualização e a redefinição de cursos de formação inicial de professores (FIP) mais eficazes. Este estudo teve como finalidade averiguar a (re)construção das conceções CTS de três FP do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, ocorrida no âmbito da formação em Didática das Ciências Naturais. Esta intervenção contemplou o desenvolvimento de atividades de cariz CTS formais e de saída de campo. Para a recolha de dados, foi aplicado o questionário Views-On-Science-Technology-Society -VOSTS e foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas. Este estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo sido a análise de conteúdo a técnica privilegiada no tratamento dos dados recolhidos. Verificou-se que no início da formação em Didática das Ciências predominava um desconhecimento das complexas interações CTS e que após a mesma os estudantes mostraram uma imagem mais contextualizada da Ciência. Concluiu-se, portanto, que além de se apresentarem e discutirem práticas CTS é preciso adotá-las na FIP (de Ciências), uma vez que estas parecem contribuir para que os FP ultrapassem conceções de Ciência desadequadas e à margem das suas inter-relações com a Tecnologia e a Sociedade.”

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Referência:
Seabra, M., & Vieira , R. M. (2019). (Re)construção das conceções CTS de futuros professores de Ciências. In Educação e Fronteiras, 9 (25), p. 146-165. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11019. Disponível em http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11019