Marisa Maia Machado (CIDTFF), Paula Coelho Santos  (CIDTFF) & Marilyn Espe-Sherwindt | in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, pp. 141-166

Resumo:

“O Ensino Superior (ES) é reconhecido na nossa sociedade como um dos melhores caminhos para um emprego gratificante, estando associado a benefícios significativos. As pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, com limitações ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, apesar de ambicionarem continuar a sua formação académica, constituem um dos grupos socialmente mais excluídos, deparando-se com preconceitos que impedem o seu acesso ao Ensino Superior. Com base numa revisão da literatura narrativa, pretende-se obter uma compreensão do processo de inclusão destes estudantes que está a decorrer em instituições do ES europeias, a partir dos contributos da literatura. Assim, objetiva-se (i) descrever características de programas a funcionar na Europa; (ii) identificar metodologias pedagógicas que têm facilitado o sucesso do processo de ensino e aprendizagem; e (iii) identificar efeitos da participação destes estudantes em programas oferecidos por instituições europeias. Este estudo evidencia que, com as metodologias apropriadas, é possível a inclusão de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior. Sublinhamos a importância dos efeitos positivos e dos resultados relacionados com a melhoria da empregabilidade provenientes destas iniciativas curriculares inclusivas.”

Referência:
Machado, M. M., Santos, P. C., & Espe-Sherwindt, M. (2019). Inclusão de jovens adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior: contributos da literatura no contexto europeu. in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 141-166. Disponível em https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2019.5296