
Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Luciana Mesquita (CIDTFF) |in Revista Cocar: Dossiê Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos, edição especial nº 8, pp. 315-332
Resumo:
“A sociedade do séc. XXI apresenta algumas características nunca antes observadas, dentre as quais se destaca a globalização associada a constantes mutações. Por ser uma nova sociedade, requer um novo modelo educativo, que deverá ser centrado em competências de natureza variada, que dizem respeito a todas as áreas do saber. É fácil de perceber que, neste contexto, o ensino e aprendizagem da língua materna ocupam um lugar de destaque, pois conduzem ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com a comunicação oral e escrita, essenciais para a integração social e o exercício de uma cidadania crítica e interventiva. Neste texto, refletimos sobre a relação entre o ensino e aprendizagem da língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir de estudos que desenvolvemos.”
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Referência:
Sá, C. M., & Mesquita, L. (2020). Abordagem transversal do ensino e
aprendizagem da Língua Materna e promoção de uma educação para a cidadania
global. in Revista Cocar: Dossiê Pedagogia, didática e formação docente:
velhos e novos pontos críticos-políticos, edição especial nº 8, 315-332.
Disponível em https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3061