Amanda R. Franco (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | in Revista Cocar: Dossiê Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos, edição especial nº 8, pp. 200-218

Resumo:

“A observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário.”

ver mais

– – – – –

Franco, A. R., & Vieira, R. M. (2020). A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto. in Revista Cocar: Dossiê Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos, edição especial nº 8, 200-218. Disponível em https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3055