Terá início a 1 de setembro de 2016 o projeto EVAL-IC: Evaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues (em português: Avaliação das competências em intercompreensão: receções e interações plurilingues [tradução livre]).

Coordenado pela Universidade da Reunião (França), o projeto conta com um robusto consórcio constituído por 14 universidades europeias, entre estas a Universidade de Aveiro/CIDTFF. Da equipa fazem parte as investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá (coordenadora local), Ana Isabel Andrade, Ana Raquel Simões, Cristina Sá, Filomena Martins, Luísa Álvares Pereira, Maria Helena Ançã, Maria João Loureiro, Mónica Lourenço, Rosa Faneca e Susana Pinto.

Emergindo na continuidade e complementaridade de estudos anteriores, o EVAL-IC propõe-se a criar descritores específicos avaliadores de diferentes níveis de competências de intercompreensão em línguas Românicas, assim como um protocolo e ferramentas de avaliação e certificação para avaliação das competências de intercompreensão.

Através da criação de um certificado comum de competências de incompreensão, é esperado que o projeto contribua para o desenvolvimento e reconhecimento de competências plurilingues e interculturais adquiridas de modo formal, informal ou não-formal, bem como para a mobilidade e empregabilidade de estudantes e, por fim, para o desenvolvimento de abordagens didáticas do plurilinguismo.

O projeto foi financiado pela Agência Nacional ERASMUS+ de França ao abrigo da ação-chave 2 – Parcerias Estratégicas no Domínio do Ensino Superior e conta com um orçamento global de €365.142 para um total de 36 meses.

ver mais