Andrea Mathes Faustino & Rui Neves (CIDTFF) | in Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12 (5)

Resumo

“Objetivo: identificar na literatura brasileira, os benefícios que a prática da atividade física pode ocasionar em pessoas idosas.

Métodos: trata-se de uma revisão de literatura integrativa, de artigos publicados no período de 2014 a 2019 nas bases eletrônicas LILACS e MEDLINE, disponibilizadas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pela PubMed, com os seguintes descritores: Exercise (Ejercicio, Exercício); Aged (Anciano,Idoso); Motor Activity (Actividad Motora,Atividade Motora). Foram incluídos nove artigos.

Resultados: Os principais benefícios referenciados nos artigos selecionadosram que a prática de atividade física favoreceu adoção de estilo de vida mais saudável, aumentou as relações sociais e rede de apoio, preservou as capacidades funcionais, reduziu a fragilidade, elevou o nível de atividade e independência entre as pessoas idosas, diminuiu o risco para o desenvolvimento de doenças ou complicações de agravos de saúde relacionados aos sistemas cardiovascular e endócrino.

Considerações finais: Os estudos observados nesta revisão de literatura apontam que a prática de atividade física realizada por pessoas idosas no Brasil favorecem a prevenção e o controle das doenças crônicas não transmissíveis, aumentam a mobilidade física, ajudam a manter a capacidade funcional para as atividades de vida diária e consequentemente melhoram a qualidade de vida desta população.”

ver mais

– – – – –

Referência:
Mathes Faustino, A., & Neves, R. (2020). Benefícios da prática de atividade física em pessoas idosas: revisão de literaturaRevista Eletrônica Acervo Saúde12(5), e3012. Disponível em https://doi.org/10.25248/reas.e3012.2020