montagem_visita parceiros timorenses-01A Universidade de Aveiro | Departamento de Educação e Psicologia é responsável pela supervisão científico-pedagógica no Projeto “Formar Mais”, em curso em Timor-Leste de julho de 2016 a dezembro de 2018, com financiamento do Ministério da Educação de Timor-Leste e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal. Nesse âmbito, visitaram a UA | DEP o Coordenador-Geral do Projeto, Dr. Raimundo Neto, e o Ponto Focal para os assuntos científico-pedagógicos, Dr. Armindo Barros. Ambos estão integrados no Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação – INFORDEPE, estrutura do Ministério da Educação de Timor-Leste, em Díli, onde as atividades estão sediadas.

A visita desenvolveu-se de 17 a 22 de fevereiro e teve como principais finalidades promover:

1. Reuniões de trabalho com os responsáveis pelo acompanhamento e supervisão científico-Pedagógica do Projeto, Professora Isabel Martins e Mestre Ângelo Ferreira;

2. Reuniões com a Direção do Departamento de Educação e Psicologia e Coordenação do CIDTFF;

3. Visita a Laboratórios do CIDTFF | DEP;

4. Reunião geral com os elementos do Back Office científico-pedagógico do Projeto “Formar Mais”, sediado no DEP;

5. Visita a Escolas Secundárias do Distrito de Aveiro (Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes; Escola Secundária Dr. Mário Sacramento);

6. Conhecimento da cidade e região de Aveiro, com destaque para visitas aos Museus de Aveiro e da Vista Alegre.

Como resultado dos quatro dias de trabalho foi possível proporcionar aos nossos convidados um melhor conhecimento sobre: (i) ambientes de Formação de Professores, Investigação e Interação com a Sociedade praticados no DEP | CIDTFF; (ii) modelos e práticas de Administração, Gestão e Organização Escolar em Agrupamentos de Escolas; (iii) lecionação de uma aula do Ensino Secundário, do tipo laboratorial e experimental, neste caso de Biologia.

A partir desta experiência, a qual se revestiu de enriquecimento mútuo, será possível identificar melhor potencialidades de cooperação da UA com o Ministério da Educação de Timor-Leste que possam contribuir para o desenvolvimento do seu sistema educativo, na senda do que tem sido feito de forma consistente e contínua sobretudo desde 2009, ano do início do desenvolvimento do Projeto “Falar Português – Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste”.