15 maio, 2020 | 10h00 | Videoconferência

Realizam-se no dia 15 maio, pelas 10h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Jaciara Januario da Silva, com o título “O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral”.

Jaciara Januario da Silva é orientada por Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva, do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e (coorientada) por Cássia Cordeiro Furtado, do Departamento de Biblioteconomia e Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Resumo:

A nova reconfiguração do ciberespaço altera as dinâmicas sociais e coloca em evidência questões de cunho social, cultural, informacional, comunicacional e ético, a partir do acesso, uso e reuso de objetos digitais de forma não consentida pelo autor dascriações intelectuais (domínio literário, científico e artístico). Contudo, essa abundância de conteúdos disponibilizados no ciberespaço requer dos utilizadores novas formas de agir, interagir e reagir diante desses objetos digitais. Assim sendo, esta investigação propõe-se analisar o comportamento infocomunicacional dos alunos, a partir dos usos e representações na utilização dos objetos digitais nos âmbitos acadêmico e social, e articulado com as leis que regulam o direito de autor no ciberespaço. Para tanto, o desenho metodológico dialoga com as questões e objetivos propostos nesta investigação, sendo a natureza da investigação de cariz mista (qualitativa e quantitativa). Os instrumentos de recolha de dados e fontes de informação que subsidiam a análise, comparação, discussão e compreensão do fenômeno investigado, a priori, são: a) instrumentos de recolha de dados (inquéritos por questionários e entrevistas); b) fontes de informação (diretores e/ou coordenadores dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, e alunos dos referidos cursos) e repositórios de trabalhos científicos (repositórios institucionais, bases online de artigos científicos, como Scopus, Web of Science, Academic Search Complete, b-on, Periódicos Capes, Eric, entre outras fontes, nomeadamente publicações em formato analógico, como livros sobre a problemática em estudo) e c) documentos (leis e legislações que envolvam o direito autoral; e currículos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades investigadas).

Para o locus da investigação, foram delimitados os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das Universidades Federais do Brasil e públicas de Portugal, onde os sujeitos participantes são alunos dos primeiros e últimos anos dos cursos e os Coordenadores e Diretores dos Cursos.

Considera-se que a análise dos comportamentos infocomunicacionais dos participantes envolvidos na investigação tem impacto no desenho curricular dos cursos, pois garante reflexões sobre o significado real do uso consciente desses objetos, a partir de um enquadramento legal.

Palavras-chave: Comportamento Infocomunicacional; Direito Autoral; Objeto digital; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Brasil; Portugal.