15 maio, 2020 | 14h30 | Videoconferência
Realizam-se no dia 15 maio, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação de Ana Rita Gomes Costa, com o título “Ensino do Inglês e desenvolvimento da competência plurilingue: um estudo de caso no ensino secundário”.
Ana Rita Gomes Costa é orientada pelas investigadoras do CIDTFF, Filomena Martins, e (coorientada por) Ana Isabel Andrade (Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro) e Ana Sofia Pinho (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).
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Resumo:
Numa era marcada pela crescente globalização e pela informação, torna-se necessário explorar a riqueza da diversidade e a complexidade que caracterizam as sociedades atuais, num diálogo de compreensão que assegure e promova a cidadania democrática e valores de respeito, inclusão e abertura ao Outro (Sousa Santos, 2017). Neste contexto, a educação em línguas desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de se compreenderem a si próprios, os outros e o mundo que os rodeia, incluindo a diversidade linguística e cultural (Beacco et al. 2016).
O estudo que apresentamos assenta na ideia de plurilinguismo, que se constitui como valor a promover e competência a desenvolver e de que o inglês, como língua de comunicação internacional e detentor de uma posição privilegiada no currículo de línguas, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento da educação plurilíngue (Galloway, 2017; Pinho, & Moreira, 2012).
Com base nestes pressupostos, realizámos um estudo de caso, com uma turma do Ensino Secundário, com o qual se pretendia: i) compreender o papel do ensino de inglês no desenvolvimento da competência plurilingue dos alunos; ii) conceber, implementar e avaliar um programa de educação plurilingue em aula de inglês; iii) identificar indícios de desenvolvimento da competência plurilingue em alunos de inglês do Ensino Secundário.
Tendo em conta estes objetivos, o estudo apoia-se num tipo de investigação qualitativa, inserida num paradigma de natureza fenomenológico-interpretativa (Guba & Lincoln,1994). Os dados foram recolhidos durante e após a implementação de um plano de intervenção pedagógico-didática, através da observação de aulas, da análise de portfólios dos alunos, da observação de workshops linguísticos e das respostas a inquéritos por entrevista em focus group. No quadro de uma abordagem qualitativa, o estudo adotou a análise de conteúdo de tipo interpretativo e interativo (Bardin,2004).
A análise dos dados recolhidos mostra indícios do desenvolvimento da competência plurilingue dos alunos, em diferentes dimensões: ao nível socioafetivo, ao nível da gestão dos repertórios linguístico-comunicativos dos alunos, ao nível da gestão dos repertórios de aprendizagem e ao nível da gestão da interação.
Os resultados do estudo evidenciam que a aula de língua inglesa constitui um espaço de promoção do plurilinguismo quando permite: i) desenvolver a cultura linguística dos alunos e a sua capacidade de contactar com outras línguas; ii) observar e trabalhar diferentes línguas e refletir sobre os seus papéis e estatutos; iii) refletir sobre a forma como os sujeitos se relacionam com as línguas e as aprendem.
Keywords: educação plurilingue, ensino do inglês, competência plurilingue