26 de maio, 2020 | 14h30 | Videoconferência
Realizam-se no dia 26 maio, pelas 14h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Fábio Mauro Garcês de Freitas, com o título “Aprendizagem e manuais de utilizador de QDAS: O caso do webQDA”.
Fábio Freitas é orientado pelos investigadores do CIDTFF, Francislê Neri de Souza e António Pedro Costa.
ver mais | acesso à sessão pública
– – – – –
Resumo:
No atual contexto social o recurso à tecnologia digital deixou de ser uma mera opção, tornando-se em muitos casos uma obrigatoriedade. A sua utilização está presente nos mais diversos campos, tais como: saúde, indústria, economia, educação ou ciência. Neste campo, a investigação científica também tem assistido à integração das tecnologias digitais nos processos de análise de dados, sendo os Qualitative Data Analysis Software (QDAS) um bom exemplo disso. Todavia, a utilização destas tecnologias digitais implica um processo de aprendizagem das mesmas, para que elas possam ser usadas com eficiência e eficácia pelos seus utilizadores. Este processo por vezes pode ser pacifico, para alguns, ou mais exigente para outros, dependendo em muitos casos da literacia digital dos utilizadores, ou das preferências de aprendizagem dos mesmos. Como apoio ao processo de aprendizagem, as empresas de desenvolvimento de QDAS disponibilizam um conjunto de ferramentas de ajuda à aquisição de conhecimentos, que possibilitem que os seus produtos possam ser utilizados de forma correta pelos utilizadores. Contudo, essas ferramentas por vezes não estão sistematizadas de acordo com a preferência de aprendizagem do investigador, o que pode dificultar o processo de (auto)aprendizagem.
Assim, este estudo propõe um conjunto de diretrizes gerais para o desenvolvimento de um Ambiente de Autoaprendizagem online (Apo) do software de análise qualitativa webQDA®, que possibilite uma sistematização de ferramentas de aprendizagem de QDAS suportado em quatro dimensões: i) Suporte Tecnológico; ii) Conteúdo de Aprendizagem; iii) Utilizador; e iv) Design de Interação. O processo foi desenvolvido em três fases: i) Fase 1 – “Desenvolvimento e Análise do Manual de Utilização Rápida (PDF); ii) Fase 2 – “Desenvolvimento e Análise do Protótipo de Aprendizagem online; e iii) Fase 3 – “Proposta de Diretrizes Gerais.
Este projeto tese caracteriza-se por ser um estudo descritivo e exploratório, de natureza mista, com predominância para a dimensão fenomenológica e por adotar uma metodologia de Investigação-Ação, recorrendo em parte ao método do Percurso Cognitivo.
Os dados apresentados e discutidos neste estudo foram obtidos através: i) da análise de corpus de dados latentes na Internet; ii) aplicação de três inquéritos por questionário; iii) realização de dois grupos focais; e iv) realização de um workshop de aprendizagem do webQDA. A análise dos dados permitiu apurar que não existe uma sistematização das ferramentas de aprendizagem, por parte dos desenvolvedores dos QDAS, de acordo com o perfil de aprendizagem dos utilizadores. Foi igualmente possível verificar que as estratégias e rotinas de aprendizagem variam de utilizador para utilizador, evidenciando que cada um procura aprender segundo o seu próprio estilo de aprendizagem. Ficou patente neste estudo a preferência dos utilizadores dos QDAS pela Usabilidade, como característica mais valorizada nas ferramentas de aprendizagem, bem como a eficiência do Protótipo de Autoaprendizagem online (PAo) entre utilizadores iniciais do webQDA, revelando ser um instrumento válido e proveitoso para o processo de autoaprendizagem dos QDAS. Em suma, a análise deste conjunto de dados permitiu criar uma série de diretrizes gerais para o desenvolvimento de um Ambiente de Autoaprendizagem online (APo) do webQDA, o qual se propõe como uma solução de aprendizagem autónoma, ajustado ao perfil de aprendizagem de cada utilizador, caracterizado por uma acessível linguagem escrita/visual e suportado por princípios de usabilidade que proporcionem uma melhor Experiência de Utilizador.