Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, Cecília Guerra (CIDTFF), José Claudio Del Pi | In EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, v. 17, pp. 350-368
Resumo:
“O presente texto relata uma intervenção pedagógica cujo objetivo foi avaliar se a abordagem contextualizada sobre alimentos associada ao desenvolvimento de estratégias inovadoras favorece o aprendizado de Química na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu uma turma de 1º Ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro”, de Barra do Bugres – MT. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada buscou adequar as estratégias de ensino às reações dos participantes seguindo a sequência didática: motivação inicial, problematização, situação problema, conteúdos âncora, trabalhos de pesquisa em grupo e avaliação. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram as entrevistas e um questionário com todas as participantes, além das observações registradas em um diário. Para analisar os resultados utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo. Das falas das participantes emergiram três categorias: favoreceu o aprendizado, a temática facilitou o entendimento e abordou aspectos interessantes. O uso de materiais concretos contribuiu para a compreensão dos conceitos da Química que muitas vezes são abstratos. Proporcionar um ambiente estimulante e envolvente é fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, pois cria condições para que as estudantes se relacionem com o objeto de estudo e construam conhecimentos.”
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Referência:
Leão, M. F., Oliveira, E. C., Guerra, C., Del Pi, J. C. (2020). Estudo dos alimentos na educação de jovens e adultos e o ensino de química. In EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, 7 (17), 350-368. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3704