Congratulamos Ana Rita Salgueiro Gorgulho, investigadora e bolseira do CIDTFF a quem foi atribuída uma das 41 bolsas de doutoramento do painel de “Ciências da Educação”.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, dia 31 de janeiro, os resultados do Concurso aberto em 2016 para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, no qual foram atribuídas 800 bolsas de doutoramento e 400 de pós-doutoramento. De entre o total de 1200 bolsas, foram atribuídas 49 no painel de “Ciências da Educação”, 41 bolsas de doutoramento e 8 de pós-doutoramento.
Sobre o projeto de Ana Rita Salgueiro Gorgulho:
Título: Avaliação do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa – Para uma Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Formação de Professores
Resumo:
A promoção de uma educação de qualidade é um objetivo prioritário estabelecido pela ONU (UNRIC, 2016), que passa pela aposta na formação de professores. De entre os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU, destacamos o objetivo 4, relacionado com a promoção de uma educação inclusiva, de qualidade, o que implica proporcionar formação de qualidade aos professores de todo o mundo em contexto de cooperação internacional para o desenvolvimento (CID).
Atendendo a que o desenvolvimento se constitui como uma preocupação comum e de responsabilidade partilhada (Ferreira, Faria & Cardoso, 2016), pretendemos contribuir para uma reflexão estratégica no setor da CID, no que respeita à avaliação de aprendizagens dos alunos, concretamente na área da Língua Portuguesa, que é intrínseca à formação de professores, a fim de promover competências metacognitivas que se repercutam positivamente nas práticas pedagógicas (Albergaria-Almeida, Martinho & Silva Lopes, 2013; Hamza, 2010; Waterval, Frambach, Driessen & Albert, 2014).
Tendo conhecimento de que os domínios que requerem maior acuidade no que refere ao ensino-aprendizagem-avaliação da Língua Portuguesa são a escrita e a gramática, é nestes, precisamente, que radica o foco da nossa investigação (Gorgulho, 2015; Teixeira, 2014; Teixeira, Gorgulho & Lopes, 2015). Assim, é nossa intenção trabalhar colaborativamente com professores do ensino básico de São Tomé, no sentido de cooperar para a melhoria de uma área transversal a todo o currículo – a Língua Portuguesa.
Referências:
Albergaria-Almeida, P., Martinho, M., & Silva Lopes, B. (2013). Teacher Professional Development in the Context of International Cooperation: opportunities and challenges. In Bashevis & Weidenseld (Ed.), Professional Development: Perspetives, Strategies and Practices (pp. 147–167). New York: Nova Publishers.
Ferreira, P. M., Faria, F., & Cardoso, F. J. (2016). O Papel de Portugal na Arquitetura Global do Desenvolvimento: Opções para o Futuro da Cooperação Portuguesa. Lisboa: ECDPM. (http://www.imvf.org/ficheiros/file/estudocooperacaoportuguesa_net.pdf).
Gorgulho, A. R. (2015). A articulação dos domínios da escrita e da gramática para uma melhor aprendizagem – o uso do laboratório gramatical. Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (http://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/1505).
Hamza, A. (2010). International Experience: an opportunity for professional development in Higher Education. Journal of Studies in Higher Education, 14 (1), 50-69.
UNRIC (2016). Guia sobre Desenvolvimento Sustentável: 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Produção: Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental. (http://www.unric.org/pt/images/stories/2016/ods_2edicao_web_pages.pdf, acesso em julho 2016).
Teixeira, M. (2014). Relación entre gramática y escritura en el currículo de Lengua Portuguesa. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, 7 (2), 1-20.
Teixeira, M., Gorgulho, A. R., & Lopes, S. (2015). Escrita e Gramática – Que relação? Revista Metalinguagens, 3, 11-31.
Waterval, D. J. G., Frambach, J. M., Driessen, E. W., & Albert, J. J. A. (2014). Copy but not paste: a literature review on crossborder curriculum. Journal of Studies in Higher Education, 1-21.
Orientação: Orientadora: Nilza Costa (CIDTFF – Universidade de Aveiro) | Coorientadora: Madalena Teixeira (CEAUL – Universidade de Lisboa; Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém)