9 de julho, 2020 | 9h30 | Videoconferência

Realizam-se no dia 9 de julho, pelas 9h30, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Carolina Gabriel Vaz da Silva e Almeida, com o título “Princípios orientadores para produção e disseminação em multiplataforma de conteúdos audiovisuais educativos de ciências naturais”.

Carolina Almeida é orientada pelo investigador Pedro Almeida, docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

ver mais | acesso à sessão pública

– – – – –

Resumo:

Os jovens despendem várias horas diariamente a consumir conteúdos audiovisuais de entretenimento. Reconhecer as caraterísticas valorizadas pelos jovens em conteúdos audiovisuais (AV) de entretenimento e mobilizá-las na construção e disseminação nos novos media de conteúdos educativos de ciências naturais era o objetivo geral da investigação.

Para tal a investigação organizou-se em duas grandes etapas: A Etapa 1, que agrupou uma fase de levantamento de canais disseminadores de conteúdos educativos nos novos media (Fases 1) e de preferências audiovisuais de jovens frequentadores do 3.º CEB com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (Fase 2). A Etapa 2, enquadrada num planeamento de investigação e desenvolvimento (design based research), compreendeu uma fase de produção de conteúdos AV originais (Fase 3), duas subfases de disseminação e avaliação dos conteúdos originais e estratégia de disseminação (Fases 4A e 4B) junto de jovens e uma fase de avaliação dos conteúdos por professors (Fase 4C).

A investigação apresentada contribuiu com novos conteúdos educativos para consume em momentos de entretenimento dos jovens que serviram de meio de validação de um conjunto de princípios orientadores à produção e disseminação deste tipo de conteúdo para consumo em ambientes informais e, eventualmente, em sala de aula ou como recomendação de professores como recurso de apoio ao estudo individual de alunos.

Concluiu-se que é recomendável, a quem deseje produzir conteúdos AV para disseminação nos novos media, desenvolver vídeos de duração curta (2 a 3 minutos), com apresentador presente, ritmo de edição rápido, animação e infografias, para além de um discurso rápido, de linguagem simples e de estilo descontraído a humorístico.