O dossier intitulado “Internationalisation of Portuguese Higher Education: challenges and opportunities”, organizado pelas investigadoras do CIDTFF, Mónica Lourenço, Susana Pinto e Betina Silva-Lopes, integra o nº 47 da Revista Lusófona de Educação (RLE) já disponível online.

Conta com 8 artigos, 5 destes da autoria de investigadores do CIDTFF:

Internationalisation of Portuguese Higher Education: challenges and opportunities | Mónica Lourenço (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF) & Betina Silva-Lopes (CIDTFF)

Representations of internationalisation at a Portuguese Higher Education Institution: From institutional discourse to stakeholders’ voices | Mónica Lourenço (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Michael Byram

Atração e recrutamento de estudantes internacionais em Portugal: políticas nacionais e institucionais | Cristina Sin, Sónia Cardoso, Orlanda Tavares

There is no one way to internationalization at home: Virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula | Belem Barbosa, Claudia Amaral Santos, Claudia M. Prado-Meza

Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas: das tensões a eixos de reflexão-ação | Susana Pinto (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF)

Towards language-friendly higher education: language policy development at the University of Aveiro, Portugal | Gillian Moreira

As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento: do mapeamento à problematização | Betina Silva-Lopes (CIDTFF)

Cooperação Internacional, entre Angola e Portugal, no âmbito de cursos de mestrado: que potencialidades e constrangimentos? | Nilza Costa (CIDTFF) & Bernardo Filipe Matias

ver mais

– – – – –

Referências:

Lourenço, M., Pinto, S., & Silva-Lopes, B. (2020). Internationalisation of Portuguese Higher Education: challenges and opportunities .in Revista Lusófona de Educação, 47, 45-51. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7131

Lourenço, M., Andrade, A.I., & Byram, M. (2020). Representations of internationalisation at a Portuguese Higher Education Institution: From institutional discourse to stakeholders’ voices .in Revista Lusófona de Educação, 47, 53-68. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7132

Pinto, S., & Araújo e Sá, M. H. (2020). Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas: das tensões a eixos de reflexão-ação. in Revista Lusófona de Educação, 47, 99-113. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7136

Silva-Lopes, B. (2020). As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento: do mapeamento à problematização. in Revista Lusófona de Educação, 47, 129-143. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7138

Costa, N., & Matias, B. F. (2020). Cooperação Internacional, entre Angola e Portugal, no âmbito de cursos de mestrado: que potencialidades e constrangimentos?. in Revista Lusófona de Educação, 47, 145-161. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7139