
O número especial da revista Instrumento, v.22, n.2, subordinada ao tema “A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal”, foi organizado pelos investigadores do CIDTFF, Jane do Carmo Machado, Ana Isabel Andrade, Isabel Alarcão & Rui Neves, e conta com vários contributos da (co)autoria de investigadores do CIDTFF.
Damos a conhecer os artigos da autoria dos investigadores:
[Apresentação] A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal | Jane do Carmo Machado (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF), Isabel Alarcão (CIDTFF) & Rui Neves (CIDTFF) (211-215)
Ser Professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão | Rui Neves (CIDTFF) (216-230)
Observação colaborativa de aulas, conhecimento profissional docente e supervisão: um estudo numa escola secundária em Portugal | Lara Susana Macedo & Ana Isabel Andrade (262-284)
A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área: sua relação com outras disciplinas | Jane do Carmo Machado (CIDTFF) & Isabel Alarcão (CIDTFF) (322-338)
Supervisão: conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura | Jane do Carmo Machado & Ana Isabel Andrade (322-338)
Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos | Fátima Paixão (CIDTFF) & Mário Macedo (CIDTFF) (339-358)
Da avaliação externa à supervisão interna: um olhar sobre centros de formação contínua de professores | Betina Lopes (CIDTFF), Carlota Fernandes Tomaz (CIDTFF) & Carla Ferreira (CIDTFF) (359-378)
Supervisão do percurso profissional: relato de experiência | Filomena Martins (CIDTFF) (399-414)
– – – – –
Referências:
Machado, J. C., Andrade, A. I., Alarcão, I., Neves, R. (2020). A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 211-215. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30873
Neves, R. (2020). Ser Professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 216-230. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30715
Macedo, L. S., & Andrade, A. I. (2020). Observação colaborativa de aulas, conhecimento profissional docente e supervisão: um estudo numa escola secundária em Portugal. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 262-284. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30837
Machado, J. C., & Alarcão, I. (2020). A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área: sua relação com outras disciplinas. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 339-358. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30507
Machado, J. C., & Andrade, A. I. (2020). Supervisão: conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 322-338. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30521
Paixão, F., & Mário Macedo, M. (2020). Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor: perceções dos atores envolvidos. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 339-358. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30702
Lopes, B., Tomaz, C. F., & Ferreira, C. (2020). Da avaliação externa à supervisão interna: um olhar sobre centros de formação contínua de professores. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 359-378. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30869
Martins, F. (2020). Supervisão do percurso profissional: relato de experiência. in Instrumento, 22 (2), A supervisão em contextos de formação: alguns estudos em Portugal, 399-414. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30704