As investigadoras Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF, Universidade de Hamburgo) e Gláucia V. Silva (Universidade de Massachusetts Dartmouth), são organizadores do livro que reúne uma compilação de vidas de professores deslocalizados a dar aulas de Português como língua de herança pelo mundo e publicaram o e-book que damos a conhecer.

Excerto da introdução:

“As teorias acerca dos percursos de profissionalização e do perfil dos professores, independentemente da disciplina que lecionam, costumam agrupar-se em três categorias: as orientadas para a definição e desenvolvimento de competências (respondendo a questões como “que competências possui um bom professor de…?”), as orientadas para as estruturas e as contingências da formação e, finalmente, as que tomam os percursos biográficos como referentes (com resposta a questões como “que percurso viveu o professor até se tornar o profissional que é?”). A presente obra pretende lançar pistas de reflexão acerca desta terceira abordagem (a designada “perspetiva biográfica”), através da recolha e compilação de narrativas de professores de Português como Língua de Herança, sem, no entanto, as tomar como objeto de estudo. As narrativas aqui compiladas pretendem ser relatos, na primeira pessoa, com o seu próprio poder autotélico, sem a mediação interpretativa das organizadoras.”

ver mais

– – – – – 

Referência:
Melo-Pfeifer, S., & Silva, G. V. (orgs.) (2019). Vidas de Professores de Português Língua de Herança. Santarém: Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação