gloria_miyazawaGlória Coelho Miyazawa, aluna do curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil, deu início ao estágio de pós-graduação no Departamento de Educação e Psicologia.

O referido estágio, orientado pelo investigador do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e docente do Departamento de Educação e Psicologia Rui Marques Vieira, e acontecerá entre 13 de fevereiro e 11 de agosto de 2017.

Durante este período de tempo frequentará a Unidade Curricular de “Metodologias de Investigação em Educação”, do programa de Doutoramento em Educação, com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre metodologia de investigação, obtenção, tratamento e análise de dados, bem como a escrita crítica dos resultados destas análises e suas implicações no desenvolvimento científico da área em estudo: “A inserção da temática ambiental em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: análise dos dados e proposta interdisciplinar”. Além disso, procurará o/a:

1. Desenvolvimento de um instrumento com categorias, dimensões e indicadores para analisar os dados sobre a inserção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Roque (IFSP – SRQ), obtidos por pesquisa documental, entrevistas e observação não participante de práticas pedagógicas, com base na análise de conteúdo e análise textual discursiva.
  2. Identificação das potencialidades e limitações existentes no processo de inserção da temática ambiental no curso de LCB do IFSP – SRQ.
  3. Produção de uma proposta de ações de integração curricular, interdisciplinares que subsidiem a inserção da temática ambiental no curso de LCB do IFSP – SRQ, considerando a perspectiva do pensamento crítico.
  4. Elaboração de comunicações e publicações científicas.