Ana Isabel Andrade (CIDTFF), Carlota Fernandes Tomaz (CIDTFF), Betina Silva-Lopes (CIDTFF), Nilza Costa (CIDTFF) & Carla Ferreira (CIDTFF) | Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, número 5
Já se encontra disponível, no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, o 5º número da Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, intitulado “Aprendizagens profissionais de atores educativos: um estudo de avaliação de percursos de formação contínua”.
Este volume é constituído por 5 capítulos da autoria das investigadoras do CIDTFF, Ana Isabel Andrade, Carlota Fernandes Tomaz , Betina Silva-Lopes , Nilza Costa & Carla Ferreira.
Resumo:
“A avaliação de ações de formação contínua, frequentadas e/ou realizadas por educadores, professores, formadores e outros profissionais de educação, constitui o tema deste estudo desenvolvido na Região Centro de Portugal, mais concretamente em cinco Centros de Formação de Associação de Escolas. Trata-se de um estudo que procurou avaliar as aprendizagens profissionais dos atores educativos que conceberam, desenvolveram e/ou frequentaram ações de formação contínua no período temporal compreendido entre março de 2017 e julho de 2018. O estudo, desenvolvido como um multicaso, incluiu a análise de respostas a inquéritos por questionário e a entrevista, assim como a análise dos programas das ações de formação e dos relatórios dos seus formadores. Os resultados da investigação, centrada sobre os Planos de Formação dos Centros de Formação e sobre as representações dos seus atores, mostram que estes sentem ter-se desenvolvido profissionalmente, mesmo se as aprendizagens realizadas não parecem ter sido suficientes para a alteração das práticas educativas que desenvolvem nos contextos em que atuam. Assim, o estudo evidencia a importância da formação contínua de profissionais de educação, remetendo para a necessidade de se conceberem e realizarem ações mais longas e mais centradas nas escolas, procurando responder às necessidades e expectativas daqueles que as frequentam e que necessitam de renovar as suas práticas.”
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Referência:
Andrade, A. I., Tomaz, C. F., Silva-Lopes, B., Costa, N., & Ferreira, C. (2020). Aprendizagens profissionais de atores educativos: um estudo de avaliação de percursos de formação contínua. UA Editora. https://doi.org/10.34624/4ete-pd56