A associação DULALA – D’Une Langue A L’Autre, Rede KAMILALA, comunicou hoje os resultados do concurso Kamishibai Plurilingue Internacional, e o Kamishibai português “Toys” foi o vencedor.

Kamishibai Plurilingue é uma iniciativa que tem como objetivo incentivar os atores educativos a desenvolver projetos abertos à diversidade linguística e cultural por meio da criação de pranchas de um kamishibai plurilingue e que, em Portugal, é organizada pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do CIDTF/DEP/UA, parceiro da rede internacional KAMILALA.

Na 2ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue Portugal, o kamishibai “Toys” – elaborado por crianças do Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC) de Vila Nova da Barquinha – recebeu o prémio 6-10 anos, tendo sido selecionado para representar o país na edição internacional do concurso, que acaba de vencer.

A professora da turma, Maria João Silva, é também doutoranda do Programa Doutoral em Educação, no âmbito do qual desenvolve o projeto “Educação para a diversidade linguística em contexto escolar – potencialidades do kamishibai plurilingue”, sob supervisão da investigadoras do CIDTFF, Filomena Martins e Rosa Faneca.

O CIDTFF felicita toda a equipa envolvida, em especial a investigadora Rosa Faneca (coordenadora nacional desta iniciativa), assim como a professora da turma e alunos envolvidos na elaboração do kamishibai vencedor.

terceira edição do Kamishibai Plurilingue Portugal – que tem como tema “O mundo estava a mudar mais rapidamente do que o tinha imaginado” de Tom Tirabosco- Wanderland – tem como prazo de inscrição o dia 1 de outubro de 2020, sendo aberta a estruturas educativas nacionais e de Ensino do Português no Estrangeiro com crianças dos 3 aos 15 anos.