monica_seabra_atualizarCongratulamos Mónica Seabra, investigadora e bolseira do CIDTFF a quem foi atribuída uma das 41 bolsas de doutoramento do painel de “Ciências da Educação”.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, dia 31 de janeiro, os resultados do Concurso aberto em 2016 para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, no qual foram atribuídas 800 bolsas de doutoramento e 400 de pós-doutoramento. De entre o total de 1200 bolsas, foram atribuídas 49 no painel de “Ciências da Educação”, 41 bolsas de doutoramento e 8 de pós-doutoramento.

 

Sobre o projeto de Mónica Seabra:

Título: “Formação inicial de professores do Ensino Básico em Ciências com orientação CTS/PC em contextos reais de Ciência e Tecnologia”

Resumo:

Pretende-se desenvolver um programa de formação inicial (PFI), com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e Pensamento Crítico (PC), que promova o envolvimento de futuros professores em contextos reais de Ciência e Tecnologia e a participação de elementos da comunidade científica no âmbito das unidades curriculares de conteúdo disciplinar das Ciências e respetivas Didáticas. Posteriormente, pretende-se supervisionar os participantes no seu estágio, no sentido de os ajudar a transferirem as competências adquiridas na formação para o contexto da sua Prática Pedagógica.

Será uma investigação de natureza mista, embora com predomínio qualitativo, assente num plano de investigação-ação. Optou-se por esta metodologia de investigação pelo facto de envolver um processo cíclico entre ação e reflexão crítica sobre o PFI, pretendendo, desta forma, melhorar e/ou transformar a formação de professores. O PFI a desenvolver poderá possibilitar a mudança das conceções CTS, o desenvolvimento de capacidades de PC e a melhoria das práticas dos futuros professores.

Orientação: Rui Vieira