Marisa Maia Machado (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF) & Marilyn Espe-Sherwindt | Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: olhares pelo caminho”. Parte II – Textos Completos, pp.94-195

Resumo:

Após a conclusão da escolaridade obrigatória, tal como acontece com os seus pares, há jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), com limitações ao nível do funcionamento intelectual e do Comportamento Adaptativo, que desejam continuar a sua formação académica.

Apesar do aumento das iniciativas de inclusão curricular no Ensino Superior (ES) para pessoas com DID, ao nível internacional, constata-se que, em Portugal, é ainda um processo relativamente recente.

O presente estudo, enquadrado no Projeto INclUA, alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – Educação de Qualidade e Reduzir as Desigualdades -, realçando a importância central da educação e formação, no sentido de procurar inverter atrasos e evitar exclusões, com impactos diretos no bem-estar e promovendo a aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas.

A sua finalidade é compreender o processo de inclusão de uma jovem adulta com DID em contexto universitário, a partir das vozes das docentes de uma unidade curricular da oferta educativa regular universitária, que a mesma frequentou plenamente durante um semestre. Assim, objetiva-se conhecer as perceções de docentes universitárias sobre a participação de uma jovem com DID nas aulas da UC regular de um curso de licenciatura por que eram responsáveis, durante um semestre letivo, identificando fatores facilitadores do processo de inclusão.

O presente estudo insere-se numa investigação mais ampla, em curso. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada.

Os resultados preliminares obtidos a partir dos dados gerados sugerem que, com suportes e as metodologias pedagógicas apropriadas, é desejável, desejada e possível a inclusão de jovens com DID em UC da oferta educativa regular do ES.

ver mais

– – – – –

Machado, M. M., Santos, P., & Espe-Sherwindt, M. (2019). É desejável? Sim! É possível? Sim! Inclusão de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior. Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: olhares pelo caminho”. Parte II – Textos Completos (94-195). Disponível em https://vicongressoproinclusao.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_parte_i_textos_completos_vi_congresso_v.03.pdf