Sofia Pinto & Paula Catarino (CIDTFF) | Atas do XIII Congresso SPCE, pp. 848
Resumo:
“A matemática é cada vez mais utilizada na nossa vivência quotidiana, ligando-se às mais diversas áreas da atividade humana. Numa sociedade que é, atualmente, muito competitiva, espera-se que a escola proporcione e participe de forma íntegra na formação de cidadãos que sejam capazes de refletir criticamente, de resolver problemas, de tomar decisões, tornando esses cidadãos mais ativos e autónomos.
Assim sendo, surge a necessidade de proporcionar ambientes de ensino e de aprendizagem mais ricos, mais estimulantes e mais desafiantes, permitindo aos alunos desenvolver determinadas capacidades.
Neste sentido, inserido na Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo de 2013/2014 foram propostas em sala de aula, com um grupo de 20 crianças (4-5 anos), algumas tarefas diversificadas, com manipulação de diferente tipo de material, todas direcionadas para a Educação Pré-Escolar que interligavam a matemática com vivências do dia-a-dia. (…)”