
José Paulo Cravino (CIDTFF), Daniela Pedrosa (CIDTFF), Leonel Morgado, Maria Castelhano (CIDTFF) & Eliana Curado (CIDTFF) | ieTIC2020: livro de Atas, pp. 288-301
Resumo:
“Com o objetivo de ajudar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem na transição da programação básica para a programação avançada de computadores, desenvolvemos a primeira iteração de adaptação da abordagem SimProgramming para o contexto de e-learning (e-SimProgramming). Um dos ajustes ocorreu ao nível da adaptação das reflexões quinzenais para o contexto de e-learning com recurso à ferramenta Google Forms. As reflexões quinzenais consistem num instrumento que permite aos alunos fazerem uma autorreflexão das suas estratégias de autorregulação das aprendizagens, em torno de três questões centrais. Realizamos uma análise descritiva da evolução da entrega de um total de 83 reflexões quinzenais ao longo do semestre, para identificar a regularidade de entrega das reflexões quinzenais e a sua relação com o sucesso obtido pelos alunos. Discutimos ainda as razões para as quebras de regularidade identificadas e as suas implicações no desempenho dos alunos.”
– – – – –
Referência:
Cravino, J. P., Pedrosa, D., Morgado, L., Castelhano, M., & Curado, E. (2020). Uma proposta para apoiar a autorreflexão das aprendizagens em contexto on-line. In J.A. Moreira, V. Gonçalves, A. García-Valcárcel, & P. Gutiez Cuevas (Eds.) ieTIC2020: livro de Atas (pp. 288-301). Universidade Aberta. ISBN 978-972-745-270-5. http://hdl.handle.net/10198/19663