José Paulo Cravino (CIDTFF) |in Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino/Formação – Atas do Ciclo de Seminários sobre Tecnologias no Ensino/Formação, pp. 77-81

Sinopse da apresentação:

O Acervo de Narrações Multimodais (http://multimodal.narratives.utad.pt) é um portal, disponível online desde outubro de 2017, que mostra como as práticas de ensino de Ciência e Tecnologia podem ser públicas e compartilháveis, preservando sua natureza holística, complexa e multimodal usando um instrumento inovador – a Narração Multimodal (NM).

O portal inclui: (a) um acervo de Narrações Multimodais; (b) informações sobre os projetos de investigação em que se baseia e (c) informações sobre o próprio instrumento NM. É dirigido a professores de Ciência e Tecnologia em todos os níveis de ensino, investigadores em educação em Ciência e Tecnologia e outros profissionais.

O trabalho de investigação e com professores em torno das NM tem uma longa história. Desde de 2014 as NM tem sido objeto de reconhecimento académico (publicações internacionais e teses de doutoramento) e culminou na criação deste portal.

A NM, como Instrumento, refere-se a um protocolo para fazer uma NM (recolha de dados, elaboração e validação) que garante características e estrutura comuns a qualquer NM), bem como a um documento (ligado a dados independentes) com uma descrição multimodal, autocontida, validada, verificável e pública de práticas profissionais em contexto de trabalho real (por exemplo, ensino em sala de aula). As características e estrutura das NM permitem a comparabilidade (mesmo de diferentes contextos) entre elas, a fim de atender a objetivos relacionados com a melhoria do ensino de C&T, da sua investigação e do desenvolvimento profissional.

A relevância das NM é justificada:
a) por uma perspetiva de ciência aberta, uma vez que os profissionais podem elaborar NM de suas práticas profissionais, com base em dados, participando assim do processo de investigação e aumentando gradualmente o acervo disponível de NM;
b) pelo potencial de investigação, uma vez que as NM permitem estudar e comparar práticas de ensino em diferentes níveis de educação, países e contextos, e até mesmo perfis profissionais, permitindo uma compreensão mais profunda das práticas profissionais;
c) pelo valor para a formação de professores e desenvolvimento profissional, porque a pesquisa e a partilha de práticas profissionais podem influenciar a qualidade das práticas de ensino dos professores envolvidos.

No portal são disponibilizadas informações relativas à NM, nomeadamente o protocolo com os passos para a elaboração de uma NM, um exemplo de uma NM completa e um ficheiro modelo (template) para a sua elaboração.

São ainda apresentados testemunhos de pessoas que utilizaram as NM em variados contextos (profissional, investigação e formação) onde explicam a utilidade, a usabilidade e a experiência que vivenciaram na exploração de NM.

Neste momento estão organizadas num acervo cerca de 100 NM de aulas de Ciência e Tecnologia, de vários profissionais, de diferentes níveis de ensino e contextos de aprendizagem e oriundas de diversos países, nomeadamente de Portugal, Brasil e Angola.

Pretende-se dar a conhecer este acervo e envolver e fazer crescer a comunidade de professores, formadores e investigadores em torno das NM.

ver mais

– – – – –

Referência:
Cravino, J. P. (2020). Acervo de Narrações Multimodais. In Vítor Santos (Coord.), Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino/Formação – Atas do Ciclo de Seminários sobre Tecnologias no Ensino/Formação – novembro de 2015 a maio de 2019 (pp. 77-81). Lisboa: IEFP e CITEFORMA. ISBN: 978-989-638-077-9