Maria das Graças Cleophas, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Francislê Neri de Souza (CIDTFF) & Marcelo Brito Carneiro Leão | Investigações em Ensino de Ciências, 25 (2), 198-220

Resumo:

O ensino de química vem passando por tentativas de repaginação. Nesse sentido, várias estratégias estão surgindo ou sendo adaptadas para torná-lo mais efetivo para a aprendizagem dos alunos, ao fortalecer competências de pensamento crítico, de comunicação e de colaboração, além do letramento tecnológico. Este artigo aponta para mudanças e inovações, pois discutimos o uso de um Jogo de Realidade Alternativa (ARG) como estratégia avaliativa no ensino de química. Este tipo de jogo consiste em uma narrativa interativa ambientada no mundo real. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e foi realizada com 35 discentes (n=35) de um curso de formação inicial em ensino de ciências. Os dados foram analisados sistematicamente e categorizados. Os resultados mostram que o ARG influenciou positivamente a colaboração entre os pares e aumentou a capacidade dos alunos em resolver desafios abarcando diferentes níveis de representação do conhecimento químico. O estudo mostra evidências de que o ARG pode ser utilizado como estratégia de avaliação de aprendizagem de natureza formativa, diagnóstica e autoavaliativa. Por fim, apresentamos um modelo avaliativo utilizando o ARG que pode ser aplicado em diferentes níveis de aprendizagem da química.

ver mais

– – – – –

Referência:
Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., Neri de Souza, F., & Lesão, M. B. C. (2020). Jogo de Realidade Alternativa (ARG) como estratégia avaliativa no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, 25 (2), 198-220. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p198